Intervenção Precoce na Infância: Práticas Centradas na Família e nos Contextos Naturais - boxUFSCar

Intervenção Precoce na Infância: Práticas Centradas na Família e nos Contextos Naturais

Departamento de Terapia Ocupacional

Grande Área: Ciências da Saúde;

LOCAL

Online

INÍCIO

02/10/2021

TÉRMINO

28/02/2023

INVESTIMENTO

Consultar

Sobre o Curso

Após um longo período de estudos, foi constatada a necessidade de trazer ao Brasil um novo paradigma de Intervenção Precoce, chamado de terceira geração, no qual a família é a protagonista das ações voltadas ao desenvolvimento da criança. Na Intervenção Precoce Centrada na Família, o foco não é mais apenas o déficit do paciente, mas, sim, ele inserido em seu contexto e imerso em diversas relações.

Tradicionalmente, as práticas de Intervenção Precoce na Infância (IPI) realizadas com familiares de crianças em risco de atraso para o desenvolvimento e com deficiências, têm seguido o enfoque reabilitativo e clínico. Entretanto, esse novo paradigma tem se estruturado em países da Europa há pelo menos 20 anos, baseado no aumento de competências das famílias e com foco nas rotinas e nas aprendizagens em contextos naturais.

O Curso de Especialização em “Intervenção Precoce na Infância: Práticas centradas na família e nos contextos naturais”, oferecido pelo Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - pós-graduação inédita no Brasil, conta com método de ensino eficaz e material diferenciado apresentado em dinâmicas teórico-práticas todo este novo conceito. Todo o conteúdo foi desenvolvido alinhado com as demandas atuais de mercado e baseado em pesquisas atualizadas com evidências científicas.

Com o objetivo de formar profissionais da Primeira Infância para atuarem em um novo modelo de Intervenção Precoce em conjunto com famílias - em parcerias recíprocas, e obter resultados efetivos a curto prazo, o curso capacita de forma humanista, crítica e reflexiva, para que o profissional use métodos, protocolos, estratégias fundamentadas e tenha uma visão ampla e global, respeitando os princípios éticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade. Os especialistas poderão atuar na Primeira Infância dos setores da Saúde, Educação, Educação Especial, Assistência Social e Reabilitação.

Com docentes da UFSCar e também professores de outras Instituições de Ensino Superior, todos com reconhecida experiência na área, a grade curricular é composta por 12 disciplinas, além da produção de um estudo de caso, totalizando 400 horas distribuídas em 17 meses. Seguindo as diretrizes da Red Iberoamericana de Atención Temprana (RIAT) e da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP Portugal), a formação está inserida ainda no bojo do Observatório Internacional de Atención Temprana.

Elaborado sob a supervisão da Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar, a especialização usa a plataforma Google Classroom, que permite ainda a troca de informações e o compartilhamento de experiências de maneira interdisciplinar, de forma que os participantes possam adquirir um olhar diferenciado. O Certificado de Especialista em Intervenção Precoce na Infância será expedido pela UFSCar. 

Cronograma Final Aulas Síncronas

Download do contrato de prestação de serviços educacionais do curso: CONTRATO

Público Alvo

Profissionais graduados que atuam com a Primeira Infância, dos setores da Saúde, Educação, Educação Especial, Assistência Social e Reabilitação.

Disciplinas

Assunto Hora/Aula
Ambientação com a plataforma AVA e ferramentas do ensino a distância 10
Apresentação do Curso e Sensibilização dos participantes 20
Origem e História das práticas centradas na família 20
Princípios chave das Práticas Centradas na Família 20
Políticas e diretrizes no Brasil envolvendo primeira infância 20
Referencial teórico das práticas centradas na família e das práticas baseadas nas rotinas 20
Construindo conhecimentos e competências para Intervenção Precoce 40
Primeiros encontros com as famílias 40
Entender a ecologia da família: apoios formais e informais 40
Identificar necessidades familiares 40
Identificar elementos do contexto natural das famílias 40
Identificar as características da criança – como implementar uma avaliação da criança na perspectiva centrada na família 40
Estudo de caso 50

Professores

   Gerusa Ferreira Lourenco
   Luciana Bolzan Agnelli Martinez
   Andréa Perosa Saigh Jurdi
   Carla Cilene Baptista da Silva
   Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez
   Ana Celia Nunes

Coordenação

   Patricia Carla de Souza Della Barba



Contato

SITE

INSCREVA-SE