Trabalhar o emocional de jovens e crianças nunca foi tão necessário...
A evolução da tecnologia digital acelerou a comunicação, mudou a maneira de consumo da informação e reconfigurou os mais diferentes setores da sociedade. Porém, a maioria das escolas brasileiras não conseguiu acompanhar todas essas mudanças no mesmo ritmo. De forma geral, a educação tradicional tem privilegiado o desenvolvimento do pensamento lógico e de habilidades cognitivas relacionadas a conteúdos como a matemática e o letramento. Dessa forma, características importantes para a formação de qualquer pessoa têm sido colocadas em segundo plano.
Segundo o professor Estéfano Veraszto, docente do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) da UFSCar, o grande desafio para a educação no século XXI tem sido manter o ensino de conteúdos históricos, valorizando a formação técnica, ao mesmo tempo em que buscamos inserir competências socioemocionais e habilidades para a formação de um ser transformador na sociedade. Identificar as próprias emoções e a dos outros, saber lidar com frustrações e resolver problemas, evitar os impactos de emoções negativas e ter uma atitude positiva em relação à vida são algumas das chamadas Competências socioemocionais. São atitudes e habilidades que auxiliam tanto no desenvolvimento profissional quanto no pessoal.
“Precisamos preparar crianças e jovens para se tornarem indivíduos críticos, criativos, que consigam se relacionar consigo mesmo e com os outros de forma respeitosa, ao mesmo tempo que adquirem conhecimento. A formação de qualquer pessoas deve ser pautada não apenas no viés intelectual, mas precisa levar em conta também a moral e a ética”, explica.
O Curso de Atualização “Competências socioemocionais docentes e currículo escolar: diálogos entre teoria e práticas” ensina como desenvolver uma educação pautada em diretrizes socioemocionais. São abordados desde fundamentos teóricos até ferramentas práticas, passando por currículo escolar, plano de ensino - presencial, híbrido e a distância, gestão do tempo, avaliações e legislação. As aulas ainda contam com espaços para discussões sobre o tema e relatos de experiências. Com atividades semanais em plataformas digitais, os alunos podem estudar de acordo com seus horários disponíveis.
Carga horária: 96 horas.
Profissionais ligados ao setor educacional; Professores; Coordenadores; Diretores; Pedagogos; Psicólogos; Agentes;
Assunto | Hora/Aula |
Competências socioemocionais e a educação no século XXI | 12 |
Competências socioemocionais, currículo e legislação | 12 |
Metodologias ativas | 12 |
Espaços de aprendizagem e gestão | 12 |
Etapas do plano de ensino | 12 |
Estudos de caso | 12 |
Práticas e aplicações | 24 |
Luciana Maria Estevam Marques |
Mário Sérgio Nahum Júnior |
Fernanda Oliveira Simon |
Estéfano Vizconde Veraszto |