Intervenção Precoce na Infância: Práticas Centradas na Família e nos Contextos Naturais II - boxUFSCar

Intervenção Precoce na Infância: Práticas Centradas na Família e nos Contextos Naturais II

Terapia Ocupacional

Grande Área: Terapia Ocupacional

LOCAL

Online

INÍCIO

04/03/2023

TÉRMINO

25/07/2024

INVESTIMENTO

Consultar

Sobre o Curso

No Brasil, historicamente as ações de intervenção com famílias de crianças com deficiência têm se baseado no modelo clínico e de reabilitação. Estudos e práticas mais recentes na Europa e Estados Unidos têm indicado a necessidade de avançar para um modelo de intervenção precoce chamado de terceira geração, onde a família é a protagonista da atenção, a equipe atua de modo transdisciplinar e as intervenções são baseadas nas rotinas e no contexto natural. O objetivo deste curso é proporcionar conhecimento sobre as práticas centradas na família em Intervenção Precoce na Infância e em contextos naturais de aprendizagem, capacitando os profissionais e equipes a utilizarem métodos, protocolos e estratégias fundamentadas e coerentes com tais práticas.

A especialização é de 400 horas, online, com 18 meses de duração.

Público Alvo

Público-alvo Profissionais graduados que atuam com a Primeira Infância, nos setores da Saúde, Educação, Educação Especial, Assistência Social e Reabilitação; equipes vinculadas a serviços públicos e privados de Intervenção Precoce, profissionais que atuam

Disciplinas

Assunto Hora/Aula
Ambientação com a plataforma AVA e ferramentas do ensino a distância 20h
Apresentação do Curso e Sensibilização dos participantes 20h
Origem e História das práticas centradas na família 20h
Princípios chave das Práticas Centradas na Família 20h
Políticas e diretrizes no Brasil envolvendo primeira infância 20h
Referencial teórico das práticas centradas na família e das práticas baseadas nas rotinas 20h
Construindo conhecimentos e competências para intervenção precoce 40h
Primeiros encontros com as famílias 40h
Entender a ecologia da família: apoios formais e informais 40h
Identificar necessidades familiares 40h
Identificar elementos do contexto natural das famílias 40h
Identificar as características da criança – como implementar uma avaliação da criança na perspectiva centrada na família 40h
Estudo de caso 40h

Professores

   Prof. Dr. Ana Celia Nunes
   Prof. Me. Ana Claudia Moron Betti
   Prof. Dr. Andréa Perosa Saigh Jurdi
   Prof. Me. Bruna Pereira Ricci Marini
   Prof. Dr. Carla Cilene Baptista da Silva
   Profa. Me. Carina Sousa Elias
   Prof. Dr. Gerusa Ferreira Lourenço
   Prof. Dr. Luciana Bolzan Agnelli Martinez
   Prof. Dr. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez

Coordenação

   Prof. Dr. Patrícia Carla de Souza Della Barba



Contato

SITE

E-MAIL

TELEFONE

INSCREVA-SE