Assunto |
Hora/Aula |
A construção social da violência: Aspectos introdutórios e conceituais |
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Diferentes abordagens teóricas e fundamentos epistemológicos para explicação da origem e perpetuação da violência; fundamentos da sociologia e da psicologia sobre a violência; ética e violência; naturalização da violência nas relações humanas; diferentes níveis ecológicos em que a violência se manifesta na sociedade; violência relacional, violência estrutural e violência cultural. |
Etapas do Desenvolvimento humano e expressões da violência |
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Teorias clássicas do desenvolvimento humano; abordagem cultural do desenvolvimento humano; especificidades da manifestação da violência em diferentes etapas do ciclo vital; fatores de risco e proteção na perpetuação da violência; aspectos mediadores para promoção de resiliência ou adoecimento psicológico mediante à exposição à violência; contextos desenvolvimentais e produção da violência |
Manifestações sintomatológicas e psicopatologia em vítimas de violência |
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Notas introdutórias sobre Processos psicológicos básicos; principais alterações dos processos psicológicos básicos; origem e caracterização de sintomas psicológicos; repercussões psicológicas e comportamentais de pessoas expostas a situações de violência em diferentes contextos; violência e psicopatologia: estresse póstraumático, transtorno de humor, transtorno de ansiedade, comportamento antissocial, transtornos alimentares, encoprese e enurese. |
Políticas Públicas e equipamentos sociais para proteção de vítimas de violência |
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Contexto histórico e político da implantação das políticas de proteção integral; conquistas decorrentes da promulgação da Constituição de 1988; função social das diferentes política públicas no combate e prevenção da violência; Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Sistema Único de Saúde (SUS) e os diferentes níveis de atenção preconizados nas políticas públicas voltadas para segmentos expostos à violência; referência e contra-referência; práticas exitosas na articulação de rede. |
Aspectos jurídicos da proteção a vítimas de violência |
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Legislações e documentos oficias que versam sobre a garantia de direitos, responsabilização de agressores e proteção às vítimas de violência; aspectos jurídicos da responsabilização de agressores; medidas de proteção às vítimas de violência; escuta especializada e depoimento especial; atuação da equipe técnica no sistema judiciário. |
Aspectos jurídicos da proteção a vítimas de violência |
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Legislações e documentos oficias que versam sobre a garantia de direitos, responsabilização de agressores e proteção às vítimas de violência; aspectos jurídicos da responsabilização de agressores; medidas de proteção às vítimas de violência; escuta especializada e depoimento especial; atuação da equipe técnica no sistema judiciário. |
Aspectos teóricos, metodológicos e éticos na pesquisa com vítimas de violência |
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Abordagens de pesquisa e suas aplicações no contexto de grupos expostos a situações de violência; metodologias de pesquisa aplicadas a populações em situação de risco pessoal e social; o emprego de questionários, escalas, entrevistas e observação na pesquisa com vítimas de violência; desafios éticos na pesquisa com vítimas de violência; pesquisas aplicadas no contexto institucional e clínico envolvendo abordagens preventivas e de atendimento a vítimas de violência. |
Critérios e procedimentos para elaboração, avaliação e verificação de eficácia de programas de intervenção com vítimas de violência |
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Critérios para elaboração e avaliação de modelos de intervenção psicológica e psicossocial, com ênfase para grupos e populações com histórico de violência; protocolos de validação de programas de prevenção e de atendimento às vítimas de violência. |
Relações de Gênero e violência contra mulheres (PARTE A) |
20 |
Compreensão da violência contra mulheres a partir das teorias de gênero e teorias feministas; indicadores sociais e psicológicos que corroboram na perpetuação da violência contra mulheres. |
Relações de Gênero e violência contra mulheres (PARTE B) |
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Modelos de intervenção psicossocial para o atendimento de mulheres vítimas de violência; programas de abordagem preventiva para fortalecimento de adolescentes e mulheres no combate à violência de gênero. |
Violência contra crianças e adolescentes – violência física, psicológica, negligência e abandono (PARTE A) |
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Definição de violência física, psicológica, negligência e abandono; dados epidemiológicos da realidade brasileira; teorias da sociologia da infância e seus modelos explicativos para a compreensão do modelo de sociedade adultocêntrico; impactos psicológicos e sociais em crianças e adolescentes expostos às diferentes manifestações da violência: física, psicológica, negligência e abandono; impacto sociais e psicológicos em crianças encaminhadas para instituições de acolhimento. |
Violência contra crianças e adolescentes: violência física, psicológica, negligência e abandono (PARTE B) |
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Modelos de intervenção psicossocial para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência física, psicológica, negligência e abandono; programas de abordagem preventiva da violência na infância e adolescência. |
Violência Sexual contra crianças e adolescentes – Abuso sexual |
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Diferenças conceituais entre abuso e exploração sexual; dados epidemiológicos sobre abuso sexual; estudos de caso clínico sobre abuso envolvendo crianças e adolescentes; sintomatologia e comprometimento social de crianças e adolescentes vítimas de abuso; programas na navegação segura na internet voltado para adolescentes; modelos de intervenção psicossocial para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual; programas de abordagem preventiva do abuso sexual contra crianças e adolescentes. |
Violência Sexual contra crianças e adolescentes – Exploração sexual |
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Diferenças conceituais entre abuso e exploração sexual; dados epidemiológicos sobre exploração sexual; estudos de caso clínico sobre exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes; sintomatologia e comprometimento social de crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual; programas na navegação segura na internet voltado para adolescentes; modelos de intervenção psicossocial para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual; programas de abordagem preventiva à exploração sexual contra crianças e adolescentes. |
Ageísmo e violência contra idosos (PARTE A) |
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O modelo de sociedade capitalista e seus desdobramentos na realidade de idosos; produção social na violência no processo de envelhecimento; tipificação da violência contra idosos; impactos sociais e psicológicos em idosos que tiveram seus direitos violados; políticas públicas atuais de proteção aos idosos. |
Ageísmo e violência contra idosos (PARTE B) |
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Modelos de intervenção psicossocial para o atendimento de idosos vítimas de violência; programas de abordagem preventiva de violação de direitos de idosos; programas de promoção de saúde mental e bem estar no envelhecimento. |
Bullying: caracterização, monitoramento e intervenção precoce (PARTE A) |
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Prevalência e manifestação do bullying no contexto escolar; caracterização dos comportamentos emitidos pela vítima, agressor e espectador; modelo de intervenções abrangentes para o enfrentamento do bullying – estudantes, profissionais da educação e famílias; comportamentos auto lesivos, ideação suicida e transtornos psicológicos em escolares vítimas de bullying. |
Bullying: caracterização, monitoramento e intervenção precoce (PARTE B) |
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Modelos de intervenção psicossocial para o atendimento de vítimas de bullying e agressores; programas de abordagem preventiva à manifestação do bullying no contexto escolar. |
Atendimento psicossocial de Adolescentes em conflito com a lei (PARTE A) |
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Modelos de intervenção psicossocial para o atendimento de adolescentes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas; programas de abordagem ao ato infracional. |
Atendimento psicossocial de Adolescentes em conflito com a lei (PARTE B) |
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Modelos de intervenção psicossocial para o atendimento de adolescentes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas; programas de abordagem ao ato infracional. |
Seminário Integrador |
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O objetivo deste módulo é propiciar aos estudantes um espaço para que possam aplicar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso em situações práticas que retratem situações de violência. Serão fornecidos estudos de casos aos estudantes que deverão analisá-los a partir dos fundamentos científicos e filosóficos apresentados no decorrer do curso. Os estudantes deverão descrever a situação de violência, verificar possíveis impactos psicológicos e sociais na vítima e propor um modelo de intervenção (baseado em evidência) para o atendimento psicossocial. Deverão, por fim, elaborar um relatório científico, que servirá como trabalho final do curso. |