Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino Híbrido - Turma 4 - boxUFSCar

Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino Híbrido - Turma 4

Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação

Grande Área: Educação

LOCAL

Online

INÍCIO

15/01/2024

TÉRMINO

17/03/2024

INVESTIMENTO

Consultar

Sobre o Curso

O período de ensino remoto provocado pela pandemia de Covid-19 impactou o setor educacional em todo o mundo de diversas maneiras transformando a forma como os professores ensinam e os estudantes aprendem. O uso de recursos educacionais digitais, como plataformas de aprendizado online, vídeos, jogos e outros aplicativos, que tornam o aprendizado mais envolvente e interativo, abriram caminhos para melhorar a educação, porém também surgiram novos desafios, como o próprio desenvolvimento profissional dos educadores, que necessitam se aperfeiçoar para usar os recursos digitais de forma eficaz.

De acordo com os especialistas, saber usar as tecnologias em conjunto com estratégias de ensino que incentivem os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar, tornam as aulas mais atraentes e interativas, aumentando, assim, o engajamento dos alunos. Para que os educadores possam se adaptar ao cenário atual, estão abertas as inscrições no Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino Híbrido da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O curso aborda os principais recursos tecnológicos atuais e suas relações com a educação, no contexto do ensino híbrido. A grade visa preparar os profissionais para refletirem sobre novas metodologias de ensino e aplicarem os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de conteúdos para diferentes áreas de ensino. Dentre os conteúdos presentes na capacitação, estão diversas facetas construídas ao longo da história para interpretar a tecnologia e suas relações com o desenvolvimento social. Ainda são apresentadas aplicações de recursos digitais de comunicação e informação e como elas têm contribuído para modificar diferentes segmentos da sociedade.

Os profissionais serão capacitados para agregar elementos próprios da tecnologia no contexto educativo, seja empregando artefatos ou ainda tomando como base os princípios norteadores do processo de concepção e desenvolvimento de tecnologias que têm por base a interdisciplinaridade e colaboração como elementos fundamentais. Neste sentido, o Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino Híbrido da UFSCar não apenas mostra modernos recursos tecnológicos, suas aplicações e perspectivas futuras, mas principalmente busca difundir o interesse por uma prática educativa inovadora.

Público Alvo

Profissionais da área de educação

Disciplinas

Assunto Hora/Aula
A educação no contexto pós ensino emergencial remoto: novas perspectivas e desafios 30
Tecnologia e Sociedade: elementos introdutórios de estudos sociológicos 30
Metodologias ativas e ensino híbrido 40
Tecnologias digitais para a Educação no contexto do ensino híbrido 40
Trabalho de conclusão 40

Professores

   Luciana Maria Estevam Marques

Coordenação

   Estéfano Vizconde Veraszto



Contato

E-MAIL

INSCREVA-SE