Especialização Intervenção Precoce na Infância: Práticas centradas na família e nos contextos naturais - III - boxUFSCar

Especialização Intervenção Precoce na Infância: Práticas centradas na família e nos contextos naturais - III

Departamento de Terapia Ocupacional

Grande Área: Saúde

LOCAL

EaD

INÍCIO

09/03/2024

TÉRMINO

09/08/2025

INVESTIMENTO

Consultar

Sobre o Curso

No Brasil, historicamente, as ações de intervenção com famílias de crianças com deficiência têm se baseado no modelo clínico e de reabilitação. Porém, estudos e práticas mais recentes na Europa e nos Estados Unidos têm indicado a necessidade da evolução para um modelo de intervenção precoce chamado de terceira geração, no qual a família é a protagonista da atenção, a equipe atua de modo transdisciplinar e as intervenções são baseadas nas rotinas e no contexto natural. Para habilitar profissionais a utilizarem métodos, protocolos e estratégias fundamentadas e coerentes com tais práticas, estão abertas as inscrições no III Curso de Especialização (EaD) ‘Intervenção Precoce na Infância: Práticas centradas na família e nos contextos naturais’ da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A pós-graduação conta com material diferenciado apresentado em dinâmicas teórico-práticas. O curso aborda desde a origem das práticas centradas na família, sua história, princípios, assim como políticas e diretrizes no Brasil que envolvem a primeira infância. É ensinado como identificar as características da criança, as necessidades familiares e como implementar uma avaliação em uma perspectiva centrada na família. Todo o conteúdo tem fundamentação em pesquisas científicas atualizadas sobre as práticas recomendadas na área.

Com um método de ensino eficaz, a especialização - alinhada com as demandas do mercado de trabalho - ainda oferece uma visão ampla e global para a equipe atuar em conjunto com a família, em parcerias recíprocas, para obter resultados efetivos a curto prazo. Por meio de estudos de caso, os pós-graduandos podem aplicar instrumentos e protocolos e construir um Plano Individualizado de Intervenção Precoce, com seus objetivos funcionais.

Com duração de 400 horas aula, distribuídas ao longo de 18 meses, as disciplinas são desenvolvidas em uma aula síncrona mensal de quatro horas, aos sábados, mensalmente. O III Curso de Especialização (EaD) ‘Intervenção Precoce na Infância: Práticas centradas na família e nos contextos naturais’ tem um corpo docente composto por professores da UFSCar, de outras universidades brasileiras, além de especialistas europeus e latino-americanos, por meio do apoio da Rede Iberoamericana de Intervenção Precoce e da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP - Portugal). Profissionais graduados que atuam na Primeira Infância, nos setores da Saúde, Educação, Educação Especial, Assistência Social e Reabilitação - em serviços públicos ou privados -, podem participar.

Veja o contrato de prestação de serviços educacionais: CONTRATO


Público Alvo

Profissionais graduados que atuam com a Primeira Infância e Intervenção Precoce, nos setores da Saúde, Educação, Educação Especial, Assistência Social e Reabilitação.

Disciplinas

Assunto Hora/Aula
1. Ambientação com a plataforma AVA e ferramentas do ensino a distância 20
2. Apresentação do Curso e Sensibilização dos participantes 20
3. Origem e História das práticas centradas na família 20
4. Princípios chave das Práticas Centradas na Família 20
5. Políticas e diretrizes no Brasil envolvendo primeira infância 20
6. Referencial teórico das práticas centradas na família e das práticas baseadas nas rotinas 20
7. Desenvolvimento infantil e avaliação autêntica 20
8. Construindo conhecimentos e competências para intervenção precoce 20
9. Primeiros encontros com as famílias 40
10. Entender a ecologia da família: apoios formais e informais 40
11. Identificar necessidades familiares 40
12. Identificar elementos do contexto natural das famílias 40
13. Identificar as características da criança – como implementar uma avaliação da criança na perspectiva centrada na família 40
Estudo de Caso 40

Professores

   Ana Celia Nunes
   Ana Claudia Moron Betti
   Bruna Pereira Ricci Marini
   Carina Sousa Elias
   Gerusa Ferreira Lourenço
   Luciana Bolzan Agnelli Martinez
   Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim
   Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez
   Cindy Vida
   Maria Izabel Alves Felix da Silva

Coordenação

   Patrícia Carla de Souza Della Barba



Contato

SITE

E-MAIL

INSCREVA-SE