No Brasil, historicamente, as ações de intervenção com famílias de crianças com deficiência têm se baseado no modelo clínico e de reabilitação. Porém, estudos e práticas mais recentes na Europa e nos Estados Unidos têm indicado a necessidade da evolução para um modelo de intervenção precoce chamado de terceira geração, no qual a família é a protagonista da atenção, a equipe atua de modo transdisciplinar e as intervenções são baseadas nas rotinas e no contexto natural. Para habilitar profissionais a utilizarem métodos, protocolos e estratégias fundamentadas e coerentes com tais práticas, estão abertas as inscrições no III Curso de Especialização (EaD) ‘Intervenção Precoce na Infância: Práticas centradas na família e nos contextos naturais’ da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A pós-graduação conta com material diferenciado apresentado em dinâmicas teórico-práticas. O curso aborda desde a origem das práticas centradas na família, sua história, princípios, assim como políticas e diretrizes no Brasil que envolvem a primeira infância. É ensinado como identificar as características da criança, as necessidades familiares e como implementar uma avaliação em uma perspectiva centrada na família. Todo o conteúdo tem fundamentação em pesquisas científicas atualizadas sobre as práticas recomendadas na área.
Com um método de ensino eficaz, a especialização - alinhada com as demandas do mercado de trabalho - ainda oferece uma visão ampla e global para a equipe atuar em conjunto com a família, em parcerias recíprocas, para obter resultados efetivos a curto prazo. Por meio de estudos de caso, os pós-graduandos podem aplicar instrumentos e protocolos e construir um Plano Individualizado de Intervenção Precoce, com seus objetivos funcionais.
Com duração de 400 horas aula, distribuídas ao longo de 18 meses, as disciplinas são desenvolvidas em uma aula síncrona mensal de quatro horas, aos sábados, mensalmente. O III Curso de Especialização (EaD) ‘Intervenção Precoce na Infância: Práticas centradas na família e nos contextos naturais’ tem um corpo docente composto por professores da UFSCar, de outras universidades brasileiras, além de especialistas europeus e latino-americanos, por meio do apoio da Rede Iberoamericana de Intervenção Precoce e da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP - Portugal). Profissionais graduados que atuam na Primeira Infância, nos setores da Saúde, Educação, Educação Especial, Assistência Social e Reabilitação - em serviços públicos ou privados -, podem participar.
Veja o contrato de prestação de serviços educacionais: CONTRATO
Profissionais graduados que atuam com a Primeira Infância e Intervenção Precoce, nos setores da Saúde, Educação, Educação Especial, Assistência Social e Reabilitação.
Assunto | Hora/Aula |
1. Ambientação com a plataforma AVA e ferramentas do ensino a distância | 20 |
2. Apresentação do Curso e Sensibilização dos participantes | 20 |
3. Origem e História das práticas centradas na família | 20 |
4. Princípios chave das Práticas Centradas na Família | 20 |
5. Políticas e diretrizes no Brasil envolvendo primeira infância | 20 |
6. Referencial teórico das práticas centradas na família e das práticas baseadas nas rotinas | 20 |
7. Desenvolvimento infantil e avaliação autêntica | 20 |
8. Construindo conhecimentos e competências para intervenção precoce | 20 |
9. Primeiros encontros com as famílias | 40 |
10. Entender a ecologia da família: apoios formais e informais | 40 |
11. Identificar necessidades familiares | 40 |
12. Identificar elementos do contexto natural das famílias | 40 |
13. Identificar as características da criança – como implementar uma avaliação da criança na perspectiva centrada na família | 40 |
Estudo de Caso | 40 |
Ana Celia Nunes |
Ana Claudia Moron Betti |
Bruna Pereira Ricci Marini |
Carina Sousa Elias |
Gerusa Ferreira Lourenço |
Luciana Bolzan Agnelli Martinez |
Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim |
Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez |
Cindy Vida |
Maria Izabel Alves Felix da Silva |
Patrícia Carla de Souza Della Barba |