Capacitação em Terapia por Contensão Induzida - boxUFSCar

Capacitação em Terapia por Contensão Induzida

Departamento de Fisioterapia (DFisio)

São Carlos, SP

24/01/2020

TÉRMINO

07/02/2020

Sobre o Curso

A Terapia por Contensão Induzida (TCI) é uma intervenção comportamental realizada através de um protocolo terapêutico com quatro componentes: treinamento intensivo orientado à tarefa, shaping para treino motor, métodos comportamentais para a transferência e restrição do membro de uso preferencial. A característica principal da TCI é a combinação desses componentes de tratamento de maneira sistematizada e integrada para induzir o paciente com hemiparesia a utilizar o membro superior ou inferior mais afetado. Com duração de três horas diárias por um período de duas ou três semanas consecutivas, promove uma melhora clínica da quantidade de uso e qualidade de movimento apesar do déficit neurológico. Acredita-se que essa melhora ocorra através de dois mecanismos separados, porém intimamente ligados, que são a superação do aprendizado do não uso e indução de uma reorganização cortical uso-dependente.

Se diferencie na área da Fisioterapia se capacitando em Terapia por Contensão Induzida. A técnica, criada nos Estados Unidos, tem sua eficácia comprovada cientificamente e é extremamente utilizada no exterior. No Brasil, ainda existe um pequeno número de profissionais capacitados para aplicar esse tipo de terapia. Unindo o conhecimento de ponta da Universidade Federal de São Carlos com o objetivo da educação continuada e atualização do profissional e/ou aluno, o Departamento de Fisioterapia oferece essa capacitação que, no fim, beneficia a própria comunidade.

Carga Horária Total: 40
Contato Principal: cursos@contensaoinduzida.com.br

Parte teórica
dias 24, 25 e 26 de janeiro | Horário: Dia 24 às 15 às 19h, dias 25 e 26 das 8h às 17h