As Práticas Integrativas e Complementares (PIC), assim denominadas pelo Ministério da Saúde, constituem um conjunto de práticas de atenção à saúde que abrangem tradições de cuidado de diferentes culturas. A inclusão das PIC no Sistema Único de Saúde enfatiza sua inserção na Atenção Primária, principalmente, na perspectiva da promoção da saúde, propiciando um cuidado individual, familiar ou coletivo de maneira continuada, humanizada e integral.
Sendo uma dessas práticas a Medicina Tradicional Chinesa, o objetivo desse curso é capacitar o aluno na Evolução Histórica e a Revalorização contemporânea das PIC e as Ações coletivas de PIC para Promoção da Saúde, além da Qualificação para Implantação das PIC na Atenção Primária. A metodologia será mista, utilizando recursos das aulas tradicionais e dos métodos ativos de ensino-aprendizagem e um trabalho final que será a elaboração de Plano de Implantação de PIC nos local de trabalho ou na Unidade de Saúde.
Serão abordados conteúdos como:
- Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa;
- Reconhecendo a teoria do Yin Yang, Teoria Zang Fu, Teoria dos Cinco Movimentos e Teoria dos canais de energia;
- Conhecimentos sobre as Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Básica, tanto no contexto histórico como atual, além da qualificação para Implantação das PIC na Atenção Básica e conhecimento das ações coletivas das PIC para Promoção da Saúde.
No âmbito social, espera-se como metas a serem atingidas: as ações individuais e coletivas segundo a Filosofia das Práticas Tradicionais Chinesas e, consequentemente, a maior humanização na promoção da saúde. As posturas ativas do usuário (corresponsável pela sua saúde) e do profissional de saúde são embasadas na autoestima e na autonomia, que refletem na Promoção de Saúde e na melhora dos indicadores de Saúde.
Carga Horária Total: 50h
Horários: Terças-feiras, das 13h à 17h - Sala 214, AT9 - UFSCar São Carlos
Contato principal: medicinachinesa.ufscar@gmail.com
Profissionais da Saúde com nível Auxiliar, Técnico ou Superior