Após um longo período de estudos, foi constatada a necessidade de trazer ao Brasil um novo paradigma de Intervenção Precoce, chamado de terceira geração, no qual a família é a protagonista das ações voltadas ao desenvolvimento da criança. Na Intervenção Precoce Centrada na Família, o foco não é mais apenas o déficit do paciente, mas, sim, ele inserido em seu contexto e imerso em diversas relações.
Tradicionalmente, as práticas de Intervenção Precoce na Infância (IPI) realizadas com familiares de crianças em risco de atraso para o desenvolvimento e com deficiências, têm seguido o enfoque reabilitativo e clínico. Entretanto, esse novo paradigma tem se estruturado em países da Europa há pelo menos 20 anos, baseado no aumento de competências das famílias e com foco nas rotinas e nas aprendizagens em contextos naturais.
O Curso de Especialização em “Intervenção Precoce na Infância: Práticas centradas na família e nos contextos naturais”, oferecido pelo Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - pós-graduação inédita no Brasil, conta com método de ensino eficaz e material diferenciado apresentado em dinâmicas teórico-práticas todo este novo conceito. Todo o conteúdo foi desenvolvido alinhado com as demandas atuais de mercado e baseado em pesquisas atualizadas com evidências científicas.
Com o objetivo de formar profissionais da Primeira Infância para atuarem em um novo modelo de Intervenção Precoce em conjunto com famílias - em parcerias recíprocas, e obter resultados efetivos a curto prazo, o curso capacita de forma humanista, crítica e reflexiva, para que o profissional use métodos, protocolos, estratégias fundamentadas e tenha uma visão ampla e global, respeitando os princípios éticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade. Os especialistas poderão atuar na Primeira Infância dos setores da Saúde, Educação, Educação Especial, Assistência Social e Reabilitação.
Com docentes da UFSCar e também professores de outras Instituições de Ensino Superior, todos com reconhecida experiência na área, a grade curricular é composta por 12 disciplinas, além da produção de um estudo de caso, totalizando 400 horas distribuídas em 17 meses. Seguindo as diretrizes da Red Iberoamericana de Atención Temprana (RIAT) e da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP Portugal), a formação está inserida ainda no bojo do Observatório Internacional de Atención Temprana.
Elaborado sob a supervisão da Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar, a especialização usa a plataforma Google Classroom, que permite ainda a troca de informações e o compartilhamento de experiências de maneira interdisciplinar, de forma que os participantes possam adquirir um olhar diferenciado. O Certificado de Especialista em Intervenção Precoce na Infância será expedido pela UFSCar.
Cronograma Final Aulas Síncronas
Download do contrato de prestação de serviços educacionais do curso: CONTRATO
Profissionais graduados que atuam com a Primeira Infância, dos setores da Saúde, Educação, Educação Especial, Assistência Social e Reabilitação.